Com a influência de Pedro do Carmo, Ministério da Agricultura lança uma linha de 5 milhões para ajudar jovens agricultores.

Com a influência de Pedro do Carmo, Ministério da Agricultura lança uma linha de 5 milhões para ajudar jovens agricultores.

Partilhar é apoiar!

O Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural lançou na passada quinta-feira um novo concurso destinado a apoiar jovens agricultores. Estão disponíveis cinco milhões de euros para fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e aumentar a atratividade do sector agrícola junto dos jovens, promovendo o investimento, o apoio à aquisição de conhecimentos e a participação no mercado.

O Deputado Pedro do Carmo foi preponderante na abertura dessa linha, desdobrando-se em contatos junto do Ministério e em trabalho parlamentar na Comissão de Agricultura, onde os seus alertas para a necessidade do rejuvenescimento da agricultura são constantes.

 

Financiado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), o concurso agora lançado “Jovens Agricultores” abrange todo o território nacional e tem como destinatários jovens com idade entre os 18 e os 40 anos.  Os apoios consistem num prémio à instalação sob a forma de subvenção não reembolsável.

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, “o Governo está a dar prioridade à renovação e ao rejuvenescimento da agricultura, uma vez que 60% dos nossos agricultores têm mais de 65 anos”. Luís Medeiros Vieira considera que “o contributo dos jovens para o crescimento e modernização do setor tem sido determinante para o percurso que tem sido feito, um percurso de internacionalização e de crescimento, com uma dinâmica de competitividade ao mais alto nível”.

O PDR 2020, em execução, já apoiou a instalação de mais de 3.000 Jovens Agricultores. O investimento global associado é de 830 milhões de euros, a que corresponde um apoio público 427 milhões de euros.

As candidaturas podem ser apresentadas através de formulário eletrónico, disponível no Portal do PDR 2020 em www.pdr-2020.pt e estão abertas até ao dia 30 de abril.

 

Deixe o seu comentário